sábado, 19 de maio de 2012

Google muda para ficar mais preciso


Editora Globo
Agora, as informações estão muito mais interconectadas //Crédito: Divulgação
O Google está ficando mais inteligente. O gigante da web anunciou a criação do Knowledge Graphic (GráficoConhecimento), mecanismo que pode deixar as buscas até 1000 vezes mais eficientes e precisas. Pela primeira vez, o site terá a capacidade de reconhecer o significado real das palavras digitadas no campo de busca mais famoso da internet. A partir de agora, as palavras não são mais meras seqüências de letras.
O Knowledge Graphic funciona da seguinte maneira: vamos supor que você queira fazer uma pesquisa sobre a cidade de São Paulo. Além da cidade, essa expressão se refere ao estado, ao time de futebol e ao próprio santo. De cara, o Google lhe dará a possibilidade de dizer qual das possibilidades é a que você procura. Sim, bem parecido com o sistema de desambiguação da Wikipedia.
Outra ferramenta que há tempos estava disponível em outros sites, nesse caso, sites de compra, é a indicação do que outras pessoas pesquisaram após efetuar a mesma busca que você. Por exemplo, quem procurou por São Paulo, também procurou por Gilberto Kassab e Paulo Maluf. Esses nomes vão aparecer como sugestões noKnowledge Graphic.
Esse poder de interpretação muda tudo. Ao procurar informações de um personagem histórico, o Google já te traz um breve resumo com seus principais feitos, uma espécie de ficha técnica da pessoa. Isso deve poupar bastante tempo de muita gente.
Se você procura informações sobre algo mais amplo, o surrealismo, por exemplo, o Google disponibilizará referências de várias obras de arte e vários artistas relacionados ao movimento. Não apenas links que contenham a expressão “surrealismo”, mas todos aqueles que falam das pessoas e coisas que fizeram o movimento acontecer, de fato. É o Google, cada vez mais, saindo do mundo virtual para entrar no real.
De acordo com a assessoria de empresa do Google, o serviço ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. No site google.com/insidesearch você encontra mais informações. O vídeo abaixo, em inglês, explica a proposta da ferramenta: 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...