A venda mundial de smartphones para usuários finais cresceu 47,3% no quartro trimestre de 2011, totalizando 149 milhões de unidades, de acordo com o Gartner. O instituto de pesquisas mostra ainda que o total de vendas nesse segmento atingiu 472 milhões de unidades, o que representa 31% de todo o setor de dispositivos móveis.
A Apple aparece no relatório do Gartner como líder na comercialização de smartphones. Foram 35,5 milhões de unidades vendidas, 121,4% a mais em comparação com igual período de 2010. Como resultado, a empresa da maçã tornou-se a terceira maior fornecedora móvel no mundo, ultrapassando a LG. A Apple também registrou no período a maior participação no mercado, com 23,8%.
"Europa Ocidental e América do Norte impulsionaram o crescimento da Apple durante o quarto trimestre de 2011", afirma Roberta Cozza, analista de pesquisas do Gartner. De acordo com ela, na Europa Ocidental, a expansão das vendas do iPhone no quarto trimestre salvou o mercado global de smartphones depois de dois trimestres consecutivos de desaceleração.
LG, Sony Ericsson, Motorola e Research In Motion (RIM) tiveram resultados ruins no período, segundo o Gartner. Enquanto isso, ZTE e Huawei continuaram a ganhar participação no mercado. "Esses dois fornecedores ampliaram o alcance no segmento e melhoraram a experiência do usuário nos dispositivos Android", avalia Roberta.
Sobre os sistemas operacionais mais usados em smartphones, a concorrência se intensificou. O Android teve o crescimento freado em decorrência do aumento das vendas de iPhone, especialmente após o lançamento do 4S. Ainda assim, teve 50,9% de market share no período avaliado, enquanto o iOS obteve 23,8%.
Outro fator que contribuiu para formar esse cenário, aponta o Gartner, foi o enfraquecimento de fornecedores que utilizam Android em seus aparelhos, já que muitos lutaram para criar dispositivos exclusivos e diferenciados. A Samsung continua a ser a principal fabricante que contribuiu para que o Android ganhasse participação no mercado no segundo semestre de 2011.
O market share do iOS cresceu 8 pontos percentuais ano a ano, mas analistas do Gartner acreditam que a participação da Apple deverá cair nos próximos dois trimestres, já que o ciclo de migração para o iPhone 4S apresentará redução.
Ainda de acordo com o Gartner, a venda mundial de dispositivos móveis totalizou 476,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2011, um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2010. "As expectativas para 2012 apontam incremento de 7%, enquanto o crescimento de smartphones deverá ser de cerca de 39%", projeta Annette Zimmermann, analista de pesquisas do Gartner.
0 comentários:
Postar um comentário