A Microsoft relatou em seu blog oficial detalhes sobre o sistema de reconhecimento por fotos do Windows 8. A partir desta versão do sistema operacional, o usuário poderá logar no computador com o uso de uma fotografia. O sistema é destinado, sobretudo, a dispositivos touch, onde o ato de digitar uma senha é desconfortável.
No login via fotografia, o usuário escolhe uma imagem e define gestos específicos que serão a assinatura para liberar o sistema. Você poderá, por exemplo, escolher uma foto de família e definir círculos e gestos que serão a sua senha para liberar o dispositivo para uso.
A grande questão é que um sistema desses não pode exigir precisão cirúrgica dos dedos do usuário, porque tornará a experiência de logar no sistema impraticável. Mas também não pode ser muito impreciso, porque sujeita o dispositivo a ser acessado por qualquer combinação de gestos que algum curioso arrisque na tela.O sistema funciona fragmentando uma imagem em diversos quadros. Cada quadrinho representa uma posição específica e, desta forma, o Windows mapeia seus gestos. Para um login de sucesso, você precisa não apenas descrever os gestos na ordem e dimensão correta, como também realiza-los nos pontos exatos da imagem.
Por conta disso, a Microsoft chegou a um número: 90% é o índice de precisão que seus gestos terão de atingir para um login bem-sucedido. Além de acertar a distância do gesto, será preciso fazê-lo no local exato e na ordem correta. Caso a ideia não agrade, não tem problema: o sistema é opcional e você poderá optar pelo uso de uma senha comum.
Via Building Windows 8
0 comentários:
Postar um comentário