quinta-feira, 16 de junho de 2011

Foi lançado no último dia 15 de Junho o 'Chromebook' computador da Google

Sundar Pichi, responsável pelo Chrome, na conferência de apresentação dos computadores, em Maio

A Acer e a Samsung são os primeiros fabricantes a disponibilizar o Chromebook, o computador portátil equipado com o sistema operativo da Google (o Chrome OS) que é hoje lançado em diversos mercados internacionais. Portugal não é um deles.Sundar Pichi, responsável pelo Chrome, na conferência de apresentação dos computadores, em Maio (Beck Diefenbach/Reuters)
Com preços a oscilar entre os 379 dólares (262 euros) e os 499 dólares (345 euros), o Chromebook de ambos os fabricantes terá um ecrã a rondar as 12 polegadas e o seu sistema operativo Chrome está optimizado para a utilização via Internet, com os ficheiros do utilizador a serem armazenados na “nuvem” - isto é, em cloud computing - e não no disco rígido do computador.

O Acer Cromia Chromebook com ligação wireless é o modelo mais barato (262 euros) e o modelo com ligação 3G da Samsung é o mais caro (345 euros). Os modelos de ambos os fabricantes têm baterias de longa duração (seis horas no caso dos Acer e mais de oito horas no caso dos Samsung) e pesam menos de 1,5 quilos.

O armazenamento ‘online’ de ficheiros estará ligado às contas de Google dos utilizadores, que desse modo articulam caixas de correio electrónico e ligações a páginas como o YouTube e o Facebook aos ficheiros que tradicionalmente são mantidos em discos rígidos.

Em vez de guardarem as fotografias e os documentos no próprio computador, este aparelho está pensado para que os utilizadores façam esse armazenamento online; por exemplo no Picasa (no caso das fotos) e no Google Docs (documentos escritos).

O sistema operativo Chrome OS é muito diferente do tradicional Windows ou do Mac. Este sistema é praticamente um browser e nada mais que um browser. Não há propriamente umdesktop nem um disco rígido. Está tudo online e só ligado à Internet - e só neste caso - é que este computador faz sentido.

Para alguns este computador ainda está à frente do seu tempo, uma vez que não serve para nada sem uma ligação à Internet, mas para outros este dispositvo faz todo o sentido porque mantém guardados os ficheiros de cada utilizador em servidores alheios e portanto nada fica perdido se o computador se estragar.

Ainda não foi anunciada uma data prevista para a chegada do Chromebook a Portugal.





Fonte: Publico

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Postagens relacionadas

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...