
Em um processo que quase desafia adjetivos e analogias, cada jato de água é o equivalente a cem milhões de vezes a água que flui através do rio Amazonas a cada segundo ea velocidade do jato é o equivalente a 80 vezes o focinho velocidade de um AK- 47 fuzil de assalto.
A explosão cria ondas de choque enorme em torno da estrela e do processo pode ser responsável por aspersão com água do universo.
E poderia continuar por milhares de anos em cada estrela. Os astrónomos pensam que todas as estrelas do bebê passar por este processo já que eles formam, e que o nosso sol fiz isso também uma vez.
A protoestrela foi encontrado na constelação de Perseus em um objeto chamado L1448 MM, visto da Terra para o direito das Plêiades, também chamada de Seven Sisters cluster de estrelas, na constelação de Touro. Ele é chamado de proto-estrela de baixa massa, o que significa que está apenas começando a crescer em uma estrela.
Enquanto jatos como que foram observados em outro bebê estrelas, os astrônomos, usando o Agency' Espacial Européia telescópio em órbita infravermelho Herschel foram capazes de medir o fluxo dos jatos usando moléculas de água como o marcador.
Lars E.
Kristensen, um estudante de pós-doutorado na Universidade Leiden, na Holanda, um dos autores do estudo, disse que todas as estrelas são formadas pelo acúmulo de poeira e outras partículas no espaço interestelar e, eventualmente, são rodeados por um disco de material que cai para a estrela como ela constrói.
Os discos são algo como os anéis de Saturno, mas muito menos bem definido, ele disse, "mais inchado."
Material que não é usado pela estrela em formação é soprado de volta ao espaço a partir dos pólos, perpendicular ao ângulo dos discos.
"Nós don''t saber o ponto de lançamento ou o mecanismo exato de lançamento," disse Kristensen."Não existe uma teoria auto-consistente que possa explicar o que estamos vendo."
O fluxo de gases de efeito é de cerca de 180 mil graus Fahrenheit, para que a água não é líquido, mas os átomos de hidrogênio e átomos de oxigênio, o bloco de construção de água. Quando fica para o espaço e as moléculas interagem com a poeira ao redor da estrela, no entanto, os átomos e provavelmente se combinam para formar gelo de água.
Kristensen e os astrônomos europeus, descritos os jatos de ser feita de "balas" de água, mas que é um pouco enganador. A água realmente pulsos, como uma mangueira de incêndio com um abastecimento de água irregular.
Kristensen diz os pulsos de voar a 50 quilômetros por segundo, ou cerca de 120,000 mph. Como um pulso começa a lenta, é abalroado por trás por pulsos se movendo mais rápido por trás dele, produzindo algo como uma onda de choque arco. As colisões são o que o telescópio e vê que ele descreveu como balas.
Cada pulso pode durar um ano, o que para um astrônomo é menor do que um piscar de olhos.
As balas estão indo tão rápido que, eventualmente, voar além do disco de acreção ea nuvem de gás em torno do proto-estrela. As ondas de choque finalmente se dissipar.
Além dos átomos de hidrogênio e oxigênio, os jatos são conhecidos por incluir o dióxido de carbono e moléculas de óxido de silício. O Herschel é capaz de detectar as assinaturas de luz dos átomos por meio da nuvem de gás que circunda L1448 MM.
Ninguém sabe quanto tempo este processo dura.Eventualmente, a estrela atinge a maturidade e adquiriu todo o material que necessita e todo o processo de tomada de uma estrela é desligado, o que poderia estar em qualquer lugar 1-10000000 anos.
"Nós temos sabido sobre esses jatos antes", disse o astrônomo Mark Krumholz, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, que não fez parte da equipe de pesquisa, mas a medida "é muito mais preciso." Krumholz concorda que todas as estrelas passam por este processo de nascimento e disse que o uso da água como um traçador dá astrônomos uma ferramenta útil para medir desses jatos.
0 comentários:
Postar um comentário