Porque a humanidade usou o ouro como dinheiro? porque não usamos qualquer outro elemento? o engenheiro químico, Sanat Kumar, explica.
O engenheiro químico da Universidade de Columbia, Sanat Kumar, explica que apenas o ouro tem as condições ideais para ser usado como dinheiro.Primeiro, a ultima coluna da direita é logo descartada, pois são gases, ou seja, obviamente é descartado. Outros 38 elementos também são descartados por serem muito reativos, ou seja, corroem ou inflamam ao entrar em contado com o ar. Os elementos radioativos que estão nas duas ultimas linhas, também não são uma boa ideia.
Kumar explica que o homem quer um material que seja raro, mas nem tanto. Então dos 30 elementos que sobraram, apenas 5 não são tão raro, eles são: Ródio, Paládio, Prata, Platina e Ouro.
A prata é ideal, mas o problema é que perde o brilho com facilidade, o paládio e o ródio não foram descobertos até o inicio do século 19, então já são eliminados. Restando assim apenas a Platina e o Ouro.
A platina tem o ponto de fusão muito alto, acima de 1.600°C, então para transformá-la em moedas, é necessário uma fornalha bem profissional, e muito avançada para ser usado nas civilizações antigas. Então, sobra apenas o Ouro, que tem um ponto de fusão razoável, não é muito raro, tem um aspecto fácil de ser reconhecido.
Kumar ainda afirma que, se a historia da humanidade fosse recomeçada, certamente escolheríamos o outro como moeda de troca. “Na Terra, com todos os parâmetros que temos, o ouro é a melhor escolha... Não há como pensar em outra possibilidade”.

[Via: Gizmodo / NPR ]
0 comentários:
Postar um comentário