domingo, 30 de janeiro de 2011

Novas evidências de que a vida na Terra veio do espaço



Dois novos estudos publicados na semana passada dão mais peso à teoria de que a vida na Terra não teria surgido no planeta, e sim veio do espaço.
Eles sustentam a idéia de que os aminoácidos, os blocos constituintes da vida, são quirais (eles têm lado direito e esquerdo prevalecente)e  que a vida no espaço e na terra seria mais “canhota” porque a vida na Terra veio do espaço.
Na semana passada, os cientistas documentaram a descoberta mais uma variedade de rochas espaciais que tinham aminoácidos “canhotos”, embasando ainda mais a teoria.
Segundo Daniel Glavin, da Nasa, isso prova que realmente há algo que veio dos asteróides.
Cientistas franceses acreditam que essa tendência tenha a ver com luz polarizada – a luz oscila em direções diferenciadas (para cima, para baixo, para a esquerda ou direita). No espaço a luz forma, no entanto, um padrão de “saca rolhas”, pois sua polarização é circular. Como a luz é um dos ingredientes para a formação dos aminoácidos, esse padrão faria com que fossem criados mais aminoácidos canhotos do que destros.
Se a vida fosse criada na Terra, diretamente, a proporção seria igual, já que a luz não é polarizada de forma circular.
 
 Fonte: [PopSci]

2 comentários:

cesar disse...

Interessante. Mas o título da matéria é enganador. A teoria da biogênese moderna parte do princípio que aminoácidos em um ambiente propício ficam se recombinando expontaneamente (fazendo ligações e desfazendo). Existe até um cálculo, que em uma lagoa de tamanho razoável cheia de aminoácidos básicos, as reações poderiam fazer emergir uma cadeia complexa em coisa de cem milhões de anos. E depois de surgir a primeira cadeia auto-replicante, os outros passos ficariam por conta da evolução (cadeias mais eficientes criariam mais réplicas de si mesmas, consumindo mais rapidamente os recursos e se tornando mais abundantes).

O problema todo é “de onde vieram estes aminoácidos originais”? Uma outra pergunta é “por que os aminoácidos que a vida se baseia tem quiralidade canhota”? O trabalho dos cientistas aponta que se os aminoácidos mais básicos tivessem vindo do espaço, de carona com cometas (e os cometas tem aminoácidos básicos), então a maior parte deles teria quiralidade canhota. O artigo é basicamente um reforço desta teoria.

Sobre quiralidade, quiralidade destra e quiralidade canhota, esta é uma propriedade óptica das soluções de moléculas orgânicas. Eu estudei isto no ensino médio, mais de 20 anos atrás, e anda lembro. Sugiro que quem estiver em dúvidas sobre isto, procure um professor de química orgânica, ou vá a uma biblioteca, isto é básico e é cobrado no vestibular.

TrueLogic disse...

Se deus existe ele é uma forma de vida, então me digan: Da onde surgiu deus? De que material ele é feito?

Se ele possúi emoções, tais como Ira, compaixão, bondade etc(que são nada mais do que sentimentos humanos desencadeados de reações químicas cerebrais pré-programadas no DNA), ele deve ter um cérebro, e o cérebro é feito de matéria, se deus existe ele deve ser feito de alguma coisa, ou então não existe.

O Fato de eu ter escrito este comentário ja é uma reação cerebral, na qual pode ser percebida como um interesse próprio em despertar as pessoas de uma ilusão.

Nós viemos do Cosmo, e iremos para ele um dia.

Matéria não se cria nem se desfaz, se transforma.

“Nós somos a forma do Cosmo conhecer a sí mesmo”, de Carl Sagan.

O Universo é maravilhoso!

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...